CADASTRO DE BOLETO BANCÁRIO
Caso o material procurado for gerar arquivo de remessa de boleto bancário clique aqui Caso o material procurado for gerar arquivo de retorno de boleto bancário clique aqui
Para acessar o cadastro de “Boleto Bancário” acesse o menu “Cadastro” >> “Boleto Bancário (Conf. Conta Corrente)”
· Importante:
essa tela de cadastro trata diretamente Dados Bancários e Recebimento de Parcelas, portanto, caso qualquer dado cadastrado for alterado, o cadastro deverá ser passado novamente pelo processo de Homologação junto ao Banco, para garantir que as transações bancárias serão realizadas corretamente.
Na parte superior da tela, são inseridos os dados referentes à identificação do Cedente.
Nessa parte são informados dados com Nome do Cedente e os dados da Conta que receberá o Pagamento dos Boletos.
Caso deseje parar de utilizar esse cadastro para emissão de Boletos Bancários,
desmarque a opção “Ativo”.
O campo “Local de Pagamento” é de preenchimento opcional
· Importante: Ao desmarcar essa opção, certifique-se de que não existam mais boletos pendentes de envio de Remessa para o banco e nem Boletos pendente de recebimento, pois esse cadastro deixará de ser exibido no sistema e portanto, estará indisponível para realização de Operações.
Na aba “Layout e Diretórios”, são informados os dados para comunicação entre o sistema com a Instituição Bancária, o caminho dos dados e imagens utilizados para formação do boleto, e as pastas onde guardados os arquivos de remessa e retorno.
Importante:
· Ao informar os caminhos dos diretórios certifique-se de que todas as máquinas da rede tenham todos os arquivos e estruturas de pastas igual (caso sejam configurados como Dados Locais) ou que dos os diretórios e arquivos estejam compartilhados e acessíveis para toda a rede (quando configurado com caminhos de rede).
· Nem todos os layout’s de remessa e retorno estão disponíveis para todas as carteiras e instituições bancárias, portanto é necessário confirmar com o gerente da conta qual o layout deverá ser utilizado.
· Os campos de “Leitura de Nosso Número Arq. Retorno” são variáveis para cada instituição bancária, a configuração incorreta desses valores irá impossibilitar que o sistema leia corretamente o arquivo de retorno e realize as baixas corretas nos boletos emitidos.
·
Algumas partes do layout do boleto são editáveis (verificar junto ao suporte técnico SisMaster, a possibilidade dessa personalização).
Na aba “Configurações” são informados os dados de valores e identificação doboleto bancário.
· Tipo de Boleto: define se o boleto será impresso ou enviado diretamente por e-mail ao cliente. (essa configuração poderá ser alterada no momento da emissão do boleto).
· Desconto/ Multa / Acréscimo: caso exista algum valores sobre o pagamento do boleto.
· Espécie Doc.: qual o tipo do documento que será emitido, será necessário verificar com o gerente da conta qual a opção correta para esse campo.
· Dias Protesto: configuração padrão da quantidade de dias para que o boleto seja protestado por falta de pagamento.
Deixar esse campo com 0 (zero), informará ao banco que o boleto não deverá ser
protestado automaticamente.
· Outros Dados 1 / Outros Dados 2: campos auxiliares para configuração.
· Alterar Dados do Sacado ao Gerar o Boleto: Permite que seja alterado o Pagador no boleto no momento da emissão.
· Escolher Taxas / Informações ao Gerar o Boleto: Permite que os valores de Desconto, Multa e Acréscimos sejam alterados no momento da emissão do boleto.
· Nome Arquivo de Remessa / Nome Arquivo de Retorno: nome com que o sistema deverá tratar os arquivos gerado para realização de procedimento de leitura e geração do arquivo.
· Sequência – Remessa: Código utilizado pelo banco para identificar o arquivo de remessa enviado, esse campo deverá ser sequencial e não deve ser alterado manualmente.
· Início N. Número / Fim N. Número: Faixa de numeração que o sistema irá utilizar para emissão dos boletos.
· Próx. N. Número: Número do próximo boleto que será emitido. Essa campo é atualizado automaticamente após cada emissão de Boleto.
· Impressora: Nome da impressora que será utilizada para impressão dos boletos, quando configurado para imprimir diretamente.
· Ao Imprimir Boleto: Define se o boleto será impresso diretamente ou abrirá uma Pré – Visualização após sua geração.
· Margem Superior: Configuração utilizado para acertar o enquadramento do boleto na impressão.
· Mensagem de Juros: Faz aparecer a mensagem de cobrança de juros na impressão do boleto.
· Mensagem de Multa: Faz aparecer a mensagem de cobrança de multa na impressão do boleto.
· Mensagem de Protesto: Faz aparecer a mensagem de dias de protesto na impressão do boleto.
· Instruções de Cobrança: Campos livres de configuração, utilizado quando solicitado pelo Banco.
Na aba “Demonstrativo/Instruções” existem os campos que deverão ser utilizados para passar qualquer tipo de informação / instrução ao cliente ou caixa, conforme exemplo abaixo.